SIPAT 2024 foca na saúde mental e prevenção coletiva
SIPAT 2024 foca na saúde mental e prevenção coletiva
Os quatro dias de ação contaram com palestras, histórias de superação e importantes alertas para toda a equipe da INCAPE
O quanto você preza pela sua segurança no dia a dia?
A integridade física e a saúde mental foram os temas centrais abordados na oitava edição da SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho), promovida pela INCAPE através da CIPA.
Foram quatro dias intensos com importantes alertas que, em diversos formatos de apresentação, abordaram a gravidade que o descuido pode gerar na vida dos trabalhadores e o sofrimento que isso reflete nas famílias.
Toda a estrutura do evento foi organizada por João Carlos Kolowski, Presidente da CIPA; Fabiano Mustefaga, vice-presidente; Thamirys Rafaelli Bartzik, secretária; Matheus Pereira Ávila (membro titular) e Daniéla de Liz (auxiliar), que tiveram o apoio e participação do Gerente de Produção da INCAPE, Ademar Bartzik.
Saúde Mental em foco
A agenda de palestras abriu no dia 23 de julho com o “Show do Milhão”, realizado pela Qualiville. Através de uma apresentação que unia humor e integração, dicas importantes das normas de Segurança no Trabalho foram reforçadas com os participantes.
No segundo dia foi a vez do Gerente da Qualiville, Joel Vasconselos, falar sobre a importância do cuidado com a saúde mental.
“Entendo que as pessoas criaram uma personalidade virtual e querem buscar o prazer em coisas quando, na verdade, são as pessoas que são importantes, os relacionamentos que construímos no mundo real. Temos que tratar dos problemas emocionais e da saúde mental com o mesmo cuidado com o qual cuidamos do nosso corpo”, alerta.
O dia 25 de julho foi dividido em dois momentos, iniciando com uma participação especial do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) de Benedito Novo. Eles vieram até a SIPAT com uma ambulância e um caminhão para apresentar a estrutura dos veículos, os equipamentos utilizados e instruir sobre quando e como cada serviço deve ser acionado, visando garantir maior segurança e compreensão à equipe.
No segundo momento do dia, a empresa B-Tec Treinamentos demonstrou, na prática, como realizar ações de primeiros socorros, como manobras de desengasgo (em bebês/crianças e adultos) e a importância do uso de EPIs (Equipamento de Proteção Individual) para a segurança do colaborador e dos demais colegas.
Alerta, superação e motivação
A SIPAT encerrou com chave de ouro no dia 26 de julho com a palestra do técnico em segurança do trabalho e bombeiro, Clodoaldo Godinho. Devido a um acidente de trabalho, ele acabou perdendo as duas mãos e, na sua jornada de reaprendizagem, encontrou força e motivação para contar sua história como forma de alerta e inspiração.
“Meu acidente foi a união de vários fatores: falta de instrução, medo de dizer não, falta de EPI. Não posso voltar atrás, mas, hoje entendo que posso ressignificar o que vivi garantindo que meu alerta chegue ao máximo de pessoas, evitando assim que elas passem por algo semelhante. A mensagem principal que deixo é que você volte para sua casa, onde estão te esperando. Que volte bem e seguro. Ao final do dia, isso é o que realmente importa, que todos estejam bem e em segurança”, afirma.
Ademar agradece a todos os colaboradores que se fizeram presentes e participaram da SIPAT 2024.
“A rotina corrida, muitas vezes, nos faz entrar no modo ‘automático’, onde a pressa costuma tomar conta e os cuidados de segurança, em vários momentos, passam despercebidos. Com certeza, quem esteve na SIPAT absorveu algum alerta e conhecimento que vai garantir sua segurança e a dos demais colegas também, seja dentro da empresa ou no convívio social”, destaca.
Assine nossa newsletter e não perca as novidades!
Receba semanalmente conteúdos exclusivos no seu e-mail.