Empoderamento feminino ganha espaço no setor papeleiro com palestra da IPEL na INCAPE

Empoderamento feminino ganha espaço no setor papeleiro com palestra da IPEL na INCAPE

Na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, aconteceu na INCAPE a palestra "Desafios da mulher no setor papeleiro", conduzida por Xalise Canani, gerente industrial da IPEL, acompanhada pela Joelma Correa, Supervisora da Estação de Tratamento de Água (ETA) e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) da empresa.

O evento reuniu 20 colaboradoras, que participaram ativamente compartilhando suas experiências, sonhos e desafios profissionais. A palestra destacou a importância da equidade no setor papeleiro, ainda predominantemente masculino.

Atualmente, as mulheres no Brasil recebem 20,7% menos que os homens em termos salariais, de acordo com o Relatório de Transparência Salarial 2023. Essa desigualdade também se reflete na ocupação de cargos técnicos e industriais, especialmente no setor papeleiro, onde a presença feminina ainda é pequena.

"É fundamental que acreditemos em nós mesmas e não nos limitemos por preconceitos ou obstáculos. As mulheres têm quebrado barreiras e se destacado pela competência técnica, e iniciativas como esta são essenciais para fortalecer nossa presença no mercado", afirmou Xalise Canani. A apresentação reforçou a importância de promover igualdade de gênero, alinhando-se ao ODS 05 (Igualdade de Gênero) (compromisso assumido pela INCAPE junto ao Pacto Global da ONU em janeiro deste ano).

A diretora administrativa-financeira da INCAPE, Joseidy Gomes de Oliveira, também ressaltou o valor do cuidado e da gestão humanizada.

"O que conquistamos até aqui é motivo de orgulho, mas temos muito a construir. Cada mulher desta equipe é uma inspiração e uma peça essencial para abrir caminho a novas oportunidades no setor”, afirma.

A iniciativa é parte do compromisso da INCAPE em promover a inclusão e o desenvolvimento de talentos femininos, alinhando-se também ao projeto Mulheres Papeleiras, que oferece capacitação em áreas técnicas para ampliar a participação das mulheres no setor industrial — uma missão, também, abraçada pela IPEL.


Assine nossa newsletter e não perca as novidades!

Receba semanalmente conteúdos exclusivos no seu e-mail.

WhatsApp